Vídeo: Escaravelho destroi florestas nos EUA

Segundo cientistas, o inseto demolidor já provocou uma epidemia sem precedentes na história da América do Norte

iG São Paulo |

Um escaravelho já arrasou um quinto das florestas do Oeste dos Estados Unidos, provocando uma epidemia sem precedentes na história da América do Norte, segundo cientistas.

Este inseto demolidor, cujo nome provém da latim "dendroctonus" que significa "escaravelho assassino", está pintando de vermelho o manto verde que se estende desde Novo México até a Colúmbia Británica, no Canadá, passando pelo Colorado, Wyoming e Montana (nos EUA) e por Alberta (Canadá).

O escaravelho "não é nem um visitante novo, pois esteve sempre presente em seus ecossistemas, mas a seca que experimentamos na última década e a alta das temperaturas, provocaram uma expansão sem precedentes, que se transformou em praga?, afirma Peter Kolb, professor de Gestão Florestal da Universidade de Montana.

O 'modus operandi' contínua sendo o mesmo: procura um pinheiro robusto, se instala e, como um vampiro, começa a sugar os nutrientes.

Ele também implanta larvas que, após um período de hibernação durante os meses de frio, crescem na primavera e se somam ao 'banquete' para seguir absorvendo os nutrientes da planta.

    Leia tudo sobre: escaravelhoflorestas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG