Vazamento de petróleo pode causar desastre ecológico na costa neozelandesa

Mancha de óleo de cinco quilômetros de extensão já causou a morte de vários animais selvagens

EFE |

EFE
Animais afetados pela mancha de óleo estão sendo tratados
O vazamento de petróleo causado pelo naufrágio de um cargueiro de bandeira liberiana na quarta-feira (5) ameaça causar um desastre ecológico no litoral norte da Nova Zelândia, advertiram grupos ambientalistas nesta sexta (7).

As autoridades têm problemas para limpar a mancha de óleo de cinco quilômetros de extensão, que já causou a morte de vários animais selvagens, e temem que possa se estender no recife Austrolabo, de grande importância ecológica.

O cargueiro Rena transportava 1.700 toneladas de petróleo pesado e quatro contêineres de uma substância tóxica de ferro-silício quando naufragou no recife, a cerca de 12 quilômetros do litoral.

Vários navios e equipes estão na área para recolher o óleo e tentar evitar que a mancha aumente de forma significativa, enquanto se espera a chegada de especialistas holandeses para dar sequência à tarefa de extrair o petróleo pesado.

As autoridades já borrifaram uma polêmica substância para dispersar o petróleo, a mesma utilizada no desastre ecológico do ano passado no Golfo do México, sem alcançar os resultados esperados.

    Leia tudo sobre: nova zelândiavazamentopetróleo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG