Unesco reúne pela 1ª vez comissões dos 43 Patrimônios da Humanidade

Encontro em Honolulu reunirá países para discutir proteção de santuários marinhos

EFE |

Os responsáveis pelos 43 locais marítimos inscritos na Lista de Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se reunirão pela primeira vez nesta quarta-feira para discutir a proteção das "autênticas pérolas do oceano".

Segundo a Unesco, o encontro será realizado em Honolulu, no Havaí (EUA), entre os dias 1º e 3 de dezembro. Os discursos de abertura da conferência serão de Jean-Michel Cousteau, filho mais velho do famoso oceanógrafo Jacques Cousteau, e do vice-presidente da ONG Conservation International, Greg Stone.

A lista dos Patrimônios da Humanidade, dedicada a proteger os lugares mais excepcionais e emblemáticos do mundo, abriga até 1,4 milhões de quilômetros quadrados no mar, ou seja, 0,4% do total da superfície oceânica do planeta.

A organização lembrou, por exemplo, que a lista serviu para impedir em 1999 os planos para a exploração em escala comercial das salinas no Santuário de Baleias da baía do Vizcaíno (México).

A reunião no Havaí coincidirá com a inscrição oficial na lista da Unesco do monumento nacional marinho de Papahanaumokuakea, nos Estados Unidos, que desde agosto faz parte da classificação protegida das Nações Unidas, da mesma forma que a Zona Protegida das Ilhas Fênix, em Kiribati.

    Leia tudo sobre: unescopatrimôniosreservas marinhas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG