Tempestade leva focas por quase 500 quilômetros da Grã-Bretanha à Holanda

Instituição britânica avisa que sobrevivência de filhotes à viagem é extraordinária

BBC Brasil |

selo

Reprodução/National Trust
Foca cinzenta: filhotes monitorados pela ONG viajaram 500 km no mar
Três filhotes de focas cinzentas sobreviveram a uma viagem de quase 500 quilômetros depois de terem sido levados por uma tempestade nas ilhas Farne, na costa leste da Grã-Bretanha.

As focas estavam marcadas com tinta e foram encontradas em uma praia da Holanda a 483 quilômetros de seu local de origem.

O primeiro filhote, que tinha menos de três semanas quando foi levado pela tempestade, foi encontrado no dia 13 de dezembro. Os outros dois filhotes foram encontrados nos dias 6 e 7 de janeiro.

Agora eles estão se recuperando em um centro de tratamento na Holanda. Quando ganharem mais peso, serão libertados.

Jornada extraordinária
O supervisor-chefe do National Trust para as ilhas Farne, David Steel, disse que os filhotes fizeram uma jornada extraordinária. O National Trust é a entidade britânica que trabalha pela conservação da natureza e de construções históricas no país. Veja abaixo vídeo de uma das focas sob cuidados da instituição:



"É uma história extraordinária de determinação e sobrevivência nas águas turbulentas do Mar do Norte. Para três filhotes de foca cinzenta, passar por isso, é surpreendente", afirmou.

Os filhotes de focas das ilhas Farne são marcados com tinta por especialistas para monitoramento das colônias e a cor deste pigmento muda de acordo com seu período de nascimento.

Dois dos filhotes encontrados na Holanda tinham marcas de tinta azul, o que significa que eles nasceram por volta de 30 novembro. A terceira foca tinha tinta amarela no corpo, o que significa que nasceu no meio de novembro.

"Os dois filhotes com marcas azuis ainda seriam dependentes de seus pais e o terceiro filhote teria acabado de ficar independente quando os três começaram a viagem até a Holanda", afirmou Steel.

O National Trust afirma que a taxa de sobrevivência das focas cinzentas no mar em volta das ilhas é baixa, mais de 45% dos filhotes não conseguem sobreviver aos meses de inverno.

    Leia tudo sobre: focasgrã-bretanha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG