Tempestade adia trabalho em poço auxiliar da BP por 2 ou 3 dias

Poço auxiliar é considerado o passo final para cessar o vazamento de petróleo no Golfo do México

Reuters |

© AP
Satélite mostra que sistema tem fortes chances de se tornar ciclone tropical nas próximas 48h
Uma tempestade que se aproxima do Golfo do México provocará o adiamento por dois ou três dias dos trabalhos da BP em um poço auxiliar, considerado o passo final para fechar de forma permanente a fonte do pior vazamento marítimo de petróleo do mundo, informou nesta terça-feira a principal autoridade norte-americana atuando no caso do vazamento.

A BP suspendeu os trabalhos no poço auxiliar para abrir caminho ao poço danificado de Macondo depois de o Centro Nacional de Furacões afirmar que havia 60 por cento de chance de um sistema se transformar numa depressão tropical nos próximos dois dias à medida que ele se move em direção à costa da Louisiana.

"Isso poderá atrasar potencialmente a porção final do poço auxiliar em dois ou três dias", afirmou o almirante da reserva da Guarda Costeira Thad Allen a jornalistas.

Infográfico do iG mostra evolução do vazamento

A maior operação de resposta ambiental já lançada pelos Estados Unidos ultrapassou um marco crítico na semana passada ao submeter o poço em águas profundas a injeções de argila, seguidas por um lacre de cimento.

O poço Macondo, pertencente à BP e situado no Golfo do México a 1.600 metros de profundidade, havia sido vedado de forma provisória em 15 de julho após lançar o que se estima em 4,9 milhões de barris de petróleo no Golfo, devastando regiões de pesca e praias de turismo ao longo de centenas de quilômetros da costa do Golfo.

O poço auxiliar é considerado a solução final para vedar o poço 4 mil metros abaixo do leito do oceano.

Modelos de computador preveem que a tempestade irá se mover em direção noroeste, passando pelo local do vazamento antes de chegar ao continente, no sudeste da Louisiana, na quinta-feira.

A tempestade poderá adiar para terça-feira a operação "morte por baixo" do poço Macondo, quando está previsto que o poço auxiliar intersecte a tubulação do poço, afirmou Allen.

A operação da eliminação definitiva ainda poderá levar diversos dias, afirmaram autoridades.

    Leia tudo sobre: MUNDOAMBIENTEBPTEMPESTADE

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG