Suçuarana é eleita animal silvestre símbolo de São Paulo

De acordo com Secretaria Municipal do Verde e do meio Ambiente, o felino e a cidade combinam por sua persistência e força

AE |

selo

Getty Images
Suçuarana, ou onça-parda: a partir de agora, o felino é o símbolo de São Paulo
O animal silvestre escolhido como símbolo da cidade de São Paulo no concurso realizado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente é um desconhecido para grande parte dos paulistanos. Mesmo no anonimato, a suçuarana, ou onça-parda, desbancou 15 candidatos ao cargo de representante da capital paulista e venceu com cerca de 16 mil votos de eleitores - de um total de 84 mil.

A prefeitura pegou carona na escolha da Organização das Nações Unidas (ONU), que elegeu 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade, para promover o concurso. Em segundo lugar, ficou o bem-te-vi, seguido pelo sabiá-laranjeira.

Para a diretora da Divisão da Fauna Silvestre da Secretaria, Vilma Clarice Geraldi, o animal combina com a cidade. "Lembra por causa da persistência, além da força para a sobrevivência. Apesar de toda devastação, ele ainda está aqui", diz. Ela afirma que o concurso serviu para chamar a atenção para a necessidade de conservação. "Nós usaremos esse animal como bandeira, mas a intenção é alertar para a necessidade de preservação das espécies", diz.

A suçuarana é o maior felino registrado atualmente em São Paulo e pode chegar a pesar 120 quilos e medir de 86 a 154 cm. O animal possui hábitos solitários e noturnos. A onça se alimenta principalmente de mamíferos de médio porte, como quatis, catetos, tatus e capivaras. O felino foi encontrado em duas áreas da zona sul da capital, na Fazenda Capivari e no Parque Estadual da Serra do Mar, por técnicos da Divisão de Fauna. Fora da capital, é achado na Amazônia, no Pantanal, no cerrado, na caatinga e nos pampas do Sul.

    Leia tudo sobre: suçuarana

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG