Site reúne imagens de 'beleza' em degradação ambiental

Fotógrafo americano expõe fotos aéreas de paisagens destruídas pela poluição

BBC Brasil |

selo

O fotógrafo americano J. Henry Fair reuniu em um site algumas de suas famosas fotos aéreas mostrando a 'beleza' causada por devastação do meio ambiente.

Reunidas na exposição digital 'Industrial Scars', a poluição é exposta de grande escala, com cores vivas que transformam uma paisagem destruída em um espetáculo de cores e texturas. Veja fotos anteriores de Fair.

O fotógrafo, que é de Nova York, tenta atrair as pessoas para a questão da destruição do meio ambiente através da beleza das imagens.

Leia também:
Degradação ambiental ameaça progresso em países emergentes
Estudos indicam danos e recuperações no Golfo do México
Oceano apresenta sintomas de grandes extinções em massa
Veja a evolução dia a dia do vazamento de petróleo no Golfo do México pelo infográfico do iG

Fair afirma que, inicialmente, fotografou coisas "feias", com a intenção de simplesmente jogar o questionamento sobre estética para as pessoas. "Com o tempo, comecei a fotografar todas estas coisas de forma a transformá-las em algo simultaneamente belo e assustador", escreveu o fotógrafo no site da mostra digital ( http://www.industrialscars.com ).

O objetivo de Fair é atrair as pessoas com a beleza das imagens para que elas queiram aprender mais sobre o que cada uma mostra.

As imagens mostram rios poluídos retratados como vasos sanguíneos em meio a uma paisagem tomada pelo enxofre, resíduos de herbicidas que invadem a paisagem como uma camada de algas na água e até o vazamento de petróleo da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México.

As fotos estão no livro The Day After Tomorrow: Images of Our Earth in Crisis, publicado pela powerHouse Books.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG