Shell revela vazamento em plataforma de petróleo no Mar do Norte

Empresa não divulgou tamanho do acidente, que aconteceu na costa escocesa

Reuters |

A Royal Dutch Shell disse nesta sexta-feira (12) que está trabalhando para conter um vazamento de petróleo na sua plataforma Gannet Alpha, que fica em águas britânicas do Mar do Norte. A empresa não divulgou a magnitude do vazamento.

"Podemos confirmar que estamos gerenciando um vazamento de petróleo no duto que serve à plataforma Gannet Alpha, operada pela Shell. Mobilizamos um veículo operado remotamente para verificar um vazamento submarino, após uma leve película ter sido notada na área", disse um porta-voz da empresa.

"Controlamos o vazamento de forma significativa, e estamos tomando outras medidas para isolá-lo. O poço submarino foi fechado, e o duto foi despressurizado."

Veja outras notícias sobre vazamentos de petróleo

Um dos poços do campo de Gannet, 180 quilômetros a leste de Aberdeen (Escócia) foi fechado, mas a Shell não especificou se a sua produção foi afetada.O campo pertence à Shell e à norte-americana Exxon, mas é operado apenas pela empresa anglo-holandesa.

Um documento no site da Shell diz que as plataformas do campo de Gannet têm capacidade para exportar 88 mil barris de petróleo bruto por dia.

Em nota, a Shell disse também que reativara na quinta-feira seus campos de Brent Alpha e Bravo, ambos no mar do Norte, após uma paralisação de sete meses. Outros dois campos permanecem paralisados.

A empresa fechou em janeiros suas quatro plataformas de Brent --Alpha, Bravo, Charlie e Delta-- para reparos.

Segundo a Shell, as plataformas Alpha e Bravo de Brent já estão produzindo gás. A Delta deve ser reativada "num futuro próximo", e a Charlie ficará parada até 2012.

A nota diz que o trabalho no campo de Brent é tecnicamente complicado, e depende das condições climáticas.

Antes da paralisação, os quatro campos de Brent produziam cerca de 4,5 milhões de metros cúbicos diários de gás, ou menos de 2 por cento da atual demanda do Reino Unido, e apenas 20 mil barris diários de petróleo. Brent já foi o maior campo petrolífero da Grã-Bretanha.

    Leia tudo sobre: vazamento de petróleoshell

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG