Satélite da Nasa detecta impactos da seca na floresta amazônica

Mapas mostram que seca de 2010 reduziu aproximadamente 2,5 milhões de km2 do verde da Amazônia

iG São Paulo | 29/03/2011 18:04

Compartilhar:

Foto: Boston University/NASA Ampliar

Na imagem, a floresta amazônica é mostrada nos tons de vermelho e roxo

Novo estudo patrocinado pela agência espacial americana revelou a redução do verde nas florestas da Bacia Amazônica provocada pela seca recorde de 2010.

"Os níveis de verde da vegetação amazônica diminuíram drasticamente em uma área mais de três e meia vezes o tamanho do Texas e não voltou a níveis normais, mesmo após o fim da seca no final de outubro 2010 , disse Xu Liang, autor do estudo da Universidade de Boston.

A sensibilidade à seca da floresta Amazônica é um assunto que vem sendo muito estudado. Isto porque, de acordo com modelos de computador, caso ocorra aumento das temperaturas e os padrões de chuva se alterem pode ocorrer a substituição das florestas úmidas por savanas ou cerrados e acelerando o aquecimento global - o carbono armazenado na madeira podre de arvores tombadas seria liberado para a atmosfera.

O estudo foi elaborado por uma equipe internacional de cientistas que usam mais de uma década de dados de satélite MODIS e TRMM da NASA.  A análise destes dados produziu mapas detalhados mostrando declínios de áreas de vegetação por causa da seca de 2010. O estudo foi aceito para publicação na revista científica Geophysical Research Letters.

Os mapas mostram que a seca de 2010 reduziu o verde de aproximadamente 2,5 milhões de km2 de vegetação na Amazônia - mais de quatro vezes a área afetada pela seca de 2005.

O rigor da seca de 2010 também pode ser conferido nos registros do nível de água nos rios em toda a bacia amazônica. Os níveis de água começaram a cair em agosto de 2010, atingindo recorde de baixa no final de outubro. As águas só começaram a subir com a chegada das chuvas mais tarde no inverno.

    Notícias Relacionadas



    Previsão do Tempo

    CLIMATEMPO

    Previsão Completa

    • Hoje
    • Amanhã
    Ver de novo