Rio+20 reforçará imagem de expansão sustentável

Com a conferência, Brasil quer consolidar a imagem de um país que cresce, inclui e conserva

AE |

selo

A Conferência Rio+ 20 , que acontecerá de 20 a 22 de junho próximo, no Rio de Janeiro, será um espaço para o Brasil mostrar ao mundo sua experiência de crescimento sustentado, afirmou nesta segunda-feira (23) a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante a reunião ministerial, no Palácio do Planalto, convocada para a apresentação das linhas gerais do governo para o presente ano.

Ela explicou que antes mesmo do início do encontro, já haverá grande presença de autoridades estrangeiras no Brasil. "Nós teremos, de 13 a 22 de junho, todos os holofotes do planeta, em termos de desenvolvimento sustentável, olhando para o Brasil. Portanto, não é uma conferência stricto sensu de meio ambiente. É uma conferência sobre desenvolvimento sustentável".

Leia mais:
Rio+20 inicia contagem regressiva em busca de economia verde
Debates da Rio+20 devem destacar economia verde como alternativa mundial
Divulgado esboço das metas da Rio+20

Segundo a Ministra, a percepção externa é que o Brasil é um país líder nesse tema. "A síntese e a imagem que a gente quer consolidar, pós-conferência, é um país que cresce, inclui e conserva. E essa é a percepção que está internacionalmente em torno do Brasil, também consolidado por uma sociedade democrática, transparente e com um governo que procura adotar o paradigma do desenvolvimento sustentável como uma referência para a sua tomada de decisão em políticas públicas".

Segundo Izabella, a preparação da Conferência é resultado de uma parceria com vários ministérios, como o das Relações Exteriores, que exerce a Secretaria Executiva; da Justiça e da Defesa, que cuidam das questões de segurança; da Secretaria de Comunicação Social; da Secretaria Geral, que coordena a mobilização social; e da Casa Civil, coordena todo o processo. "A ideia é que a partir de agora a gente tenha o engajamento de todo o governo", afirmou.

    Leia tudo sobre: rio+20meio ambienterio20

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG