Primata extinto é fotografado no Sri Lanka

Por 60 anos, cientistas acreditaram que o lóris-delgado-vermelho tivesse desaparecido

AP |

Pesquisadores de uma floresta central do Sri Lanka fotografaram uma espécie rara de primata que se acreditava estar extinta por mais de 60 anos, disse hoje (19/07) a Sociedade de Zoologia de Londres.

O lóris-delgado-vermelho ( Loris tardigradus ) foi fotografado após uma longa inspeção dos pesquisadores da Sociedade, da Universidade de Colombo e da Universidade Aberta do Sri Lanka.

A equipe liderada por Saman Gamage disse que o mamífero não era avistado por mais de 60 anos, até que em 2002, um pesquisador afirmou ter reconhecido os olhos do animal durante uma pesquisa. Isto provocou a vontade entre os pesquisadores em comprovar a existência do primata e também comprová-la com fotos. Veja a galeria:


“Nós estamos entusiasmados por ter captado as primeiras fotografias do animal e provar a sua existência", disse o biólogo Craig Turner.

Acredita-se que a população de primatas tenha diminuído em seu habitat – na floresta montanhosa– após os governantes da colônia britânica do século XIX terem permitido a derrubada da mata para a plantação de café e chá, disse Gamage.

Ele disse que possivelmente outros lóris vivam em pequenas áreas da floresta montanhosa do Sri Lanka. 

    Leia tudo sobre: primatassri lankaextinção

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG