Pandas criados em cativeiro desafiam mundo selvagem na China

Seis pandas foram soltos na natureza. Animais serão monitorados e, caso se adaptem, serão libertados em área maior

Reuters |

Reuters
Ex-jogador de basquete basquete Yao Ming e esposa brincam com filhotes de panda
A China começou a enviar nesta quarta-feira (11) pandas criados em cativeiro para uma área protegida na província de Sichuan, no sudoeste do país, numa tentativa ambiciosa para reconstituir a população de pandas gigantes no hábitat natural.

Os primeiros seis bandas selecionados dos 108 criados pelo Projeto de Reabilitação para Pandas Gigantes de Chengdu foram soltos para o "treinamento da vida selvagem" em uma área florestal de mais de 130 hectares, chamada o Vale do Panda.

Leia mais:
China vai começar censo do panda gigante
Panda de zoológico americano está com gravidez psicológica
Vídeo: Casal de pandas chineses chega a zoológico escocês
Panda mais velho do mundo morre em zoológico na China aos 34 anos
Vídeo: Segundo bebê panda nasce no zoo de Viena

Autoridades e especialistas em pandas, além do astro aposentado do basquete Yao Ming, se juntaram para inaugurar o Vale do Panda nos arredores da cidade de Dujiangyan, a aproximadamente 60 quilômetros da próspera cidade de Chengdu.

"Muitas vezes quando trabalhamos no desenvolvimento de uma cidade ou vila, deveríamos considerar o ambiente natural para o panda gigante. Não deveríamos apenas pensar em dar comida e abrigo dentro de uma casa", disse Yao.

Considerado um tesouro nacional, os pandas se recuperaram depois de estar à beira da extinção, mas ainda continuam ameaçados pelo desmatamento, agricultura e invasões de terras.

Os pandas selecionados para o projeto serão libertados em grupos e monitorados. Aqueles que se adaptarem bem a uma zona inicial serão libertados a uma área maior de vida selvagem.

    Leia tudo sobre: pandaanimaisconservação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG