Países da Amazônia estudarão desmatamento e recursos hídricos

Primeiro projeto regional sobre desmatamento englobará oito países

EFE |

Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela iniciarão em agosto estudos de recursos hídricos e de desmatamento da região amazônica, informou nesta segunda-feira a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

O diretor-executivo do OTCA, o boliviano Mauricio Dorfler, disse aos jornalistas que se trata do primeiro projeto regional sobre desmatamento, com o qual os oito países em processo de cooperação poderão quantificar de uma maneira "comparável" as taxas de perda de floresta.

Atualmente a forma de medição de desmatamento é diferente em cada país, mas há um consenso entre as causas do desmatamento: pressão sobre o uso da terra, a expansão da pecuária, da agricultura, a mineração ilegal, entre outros, disse.

Durante a Oficina para os Países Amazônicos sobre a Estratégia Regional da Biodiversidade, que foi inaugurada nesta segunda-feira em Quito, Dorfler indicou que o projeto busca uma cooperação "entre todos os países para adotar medidas que previnam possíveis danos à Amazônia".

O diretor informou também que em agosto iniciarão o primeiro estudo de recursos hídricos além das fronteiras, para que as nações identifiquem o comportamento da bacia amazônica, suas perspectivas e potencialidades.

Com isso, pretendem ter mais informação para uma "melhor e adequada utilização" de água, apontou Dorfler, que comentou que a Amazônia ocupa 6% da superfície do planeta, abrange mais da metade da floresta úmido tropical, representa 15% do processo global de fotossínteses e 20% das reservas de água doce do mundo.

A região se expande aproximadamente por mais de 7,4 milhões de quilômetros quadrados, correspondendo quase 40% de toda a superfície do território sul-americano e aproximadamente 54% da superfície dos oito países da OTCA, acrescentou.

    Leia tudo sobre: amazôniadesmatamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG