Nova York: Tartarugas forçam fechamento de pista de aeroporto JFK

Cerca de 100 répteis atrasaram alguns voos ao tentar atravessar pista para depositar ovos em bancos de areia

iG São Paulo |

Reprodução
Tartarugas de água doce fecharam pista de aeroporto por mais de uma hora
A pista 4L do Aeroporto Internacional John F. Kennedy ficou fechada por mais de uma hora na manhã desta quarta-feira por causa de tartarugas. Especialistas da Autoridade Portuária de Nova York e New Jersey retiraram cerca de 100 tartarugas de água doce da pista cerca das 10 horas locais (11 horas em Brasília), disse John P. L. Kelly, um porta-voz do órgão.

Alguns voos ficaram atrasados em até 30 minutos, disse Arlene Salac, porta-voz da Administração de Aviação Federal, mas não muitos: a pista é usada com pouca frequência nesta época do ano por causa de padrões de ventos comuns à estação (verão no Hemisfério Norte).

A pista se torna um ponto de cruzamento de tartarugas anualmente nesta época do ano, quando se preparam para se reproduzir.

“Elas buscam bancos de areia para depositar os ovos", disse Kelly, “e há um lugar ideal do outro lado da pista 4L. Elas saem da água e cruzam a pista para depositar os ovos na areia". Segundo a porta-voz, as tartarugas foram transferidas para um área igualmente ideal.

O aeroporto JFK é amplamente cercado de água, onde os répteis se procriam dentro e ao redor da Baía da Jamaica. Em 2009, a mesma pista foi fechada por causa de 78 tartarugas fluvias.

*Com New York Times

    Leia tudo sobre: aeroporto JFKnova yorkeuatartarugas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG