Ministério realiza treinamento sobre Agricultura de Baixo Carbono

Programa pretende evitar a emissão de 165 milhões de toneladas equivalentes de CO2 nos próximos dez anos

AE |

selo

O Ministério da Agricultura promove de amanhã até quinta-feira a primeira oficina para profissionais que serão responsáveis pela capacitação de multiplicadores do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC). O encontro será realizado na sede da Embrapa Estudos e Capacitação, em Brasília, com a participação de pesquisadores, técnicos, professores e representantes do Banco do Brasil em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás e do Distrito Federal.

Segundo nota do Ministério da Agricultura, o objetivo principal é elaborar um plano de curso para três das seis práticas agrícolas sustentáveis previstas no ABC: sistema de plantio direto na palha, integração lavoura-pecuária-floresta e recuperação de pastagens degradadas. As ações de divulgação do Programa ABC terão prosseguimento com a realização de seminários estaduais nos dias 24 de agosto (Campo Grande), 25 de agosto (Salvador), 31 de agosto (Dourados-MS) e 1º de setembro (Belo Horizonte).

Lançado em julho do ano passado, o programa pretende evitar a emissão de 165 milhões de toneladas equivalentes de CO 2 nos próximos dez anos por meio de práticas agrícolas sustentáveis. Na safra 2011/12, os projetos de investimento voltados a atividades agropecuárias que permitem a mitigação da emissão de gases de efeito estufa terão R$ 3,15 bilhões e poderão ser contratados com condições mais facilitadas, como taxa de juros de 5,5% ao ano e prazo para pagamento de 15 anos.

    Leia tudo sobre: ECONOMICOECONOMIA

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG