Maré negra: Obama quer aumentar o imposto sobre as petroleiras

A ideia é criar um fundo destinado à limpeza de marés negras

iG São Paulo |

AP
Imagem mostra petróleo na superfície do mar na região do Golfo do México
O governo do presidente americano Barack Obama propôs nesta quarta-feira aumentar o imposto pago pelas petroleiras para um fundo destinado à limpeza de marés negras e elevar as indenizações no caso de infrações a 1,5 bilhão de dólares.

A empresa britânica British Petroleum (BP) estima que US$ 350 milhões serão gastos com os trabalhos de limpeza que realiza no Golfo do México devido ao vazamento de petróleo provocado pela explosão de uma plataforma petrolífera.

Desde que a plataforma Deepwater Horizon, propriedade da Transocean com concessão da BP, afundou em 22 de abril, dois dias depois de uma explosão que deixou 11 mortos, o vazamento de óleo provocado nas águas do Golfo chegou a 16,3 milhões de litros de óleo.

Até o momento, a empresa investiu cerca de US$ 100 milhões na perfuração de um poço alternativo para neutralizar o atual, onde aconteceu o derramamento a cerca de 3.965 metros abaixo do fundo do mar, e fechá-lo. No entanto, esses trabalhos poderiam se prolongar cerca de três meses e, por isso, os especialistas continuam estudando alternativas a curto prazo que detenham o impacto meio ambiental do vazamento.

*Com informações da AFP e EFE

    Leia tudo sobre: vazamentopetróleogolfo do méxicoeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG