Mancha: novo dispositivo permitiria recuperar todo o petróleo

Guarda Costeira dos EUA informou que mais um funil será instalado no poço danificado no Golfo do México

AFP |

AFP
Allen: BP tem 24 horas para apresentar dispositivo
Um novo funil e barcos suplementares devem permitir recuperar todo o petróleo que escapa de um poço danificado após a explosão de uma plataforma no Golfo do México, informou nesta quinta-feira Thad Allen, encarregado da administração americana de coordenar a luta contra a maré negra.

Acompanhe a evolução do vazamento de petróleo no infográfico do iG

A administração americana deu 24 horas à petroleira britânica BP para apresentar seu novo dispositivo que, supostamente conteria a maré negra, enquanto os esforços feitos para tapar o vazamento entram em uma "fase crítica", segundo Washington.

Se as condições meteorológicas permitirem, a BP deveria poder substituir o funil atual, posicionado sobre o escapamento no poço submarino e, assim, recuperar mais petróleo, explicou o almirante Allen à imprensa.

Isto "nos permitiria aumentar a capacidade de recuperação de 60.000 a 80.000 barris por dia", afirmou.

Atualmente, são recuperados, em média, 25.000 barris diariamente dos 35.000 a 60.000 barris de petróleo que vazam do poço avariado da plataforma Deepwater Horizon, que afundou em 22 de abril, provocando a pior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos.

    Leia tudo sobre: manchavazamentogolfo do mexico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG