Malásia transfere orangotango fumante de zoo para ajudá-lo a largar cigarro

Departamento de proteção animal do país levará primata para um santuário, após denúncias que visitantes do zoo lhe davam cigarros

BBC Brasil |

selo

Nature Alert
Shirley, de 20 anos de idade, aprendeu a fumar com visitantes do zoológico
Uma orangotango de um zoológico na Malásia que fumava cigarros dados por visitantes está sendo forçada a largar o hábito.

Funcionários do Departamento da Vida Selvagem e Parques Nacionais da Malásia disseram que a orangotango, chamada Shirley, foi transferida para um outro zoológico e será, de lá, levada para um santuário na ilha de Bornéu dentro de poucas semanas.

Ahmad Azhar Mohammed, diretor do zoológico de Melaka, onde o animal se encontra, afirmou que ela não receberá mais cigarros porque ''fumar não é um comportamento normal para orangotangos''.

Leia também:
Dieta faz 'orangotango mais gordo da Grã-Bretanha' perder 20kg

Genoma de orangotango é mais diverso e estável que o de humanos

Em entrevista à agência de notícias Associated Press, Mohammed disse que não considera a primata viciada, mas acrescentou que ela pode ter ''adquirido o hábito após copiar seres humanos''.

Shirley, uma orangotango adulta, na faixa dos 20 anos de idade, e outros animais, foram retiradas do zoológico de Johor na semana passada, após autoridades terem avaliado que ela e outros animais estavam vivendo em más condições.

A organização de direitos dos animais britânica Nature Alert havia contactado autoridades da Malásia no início do ano, denunciando que Shirley vinha recebendo cigarros dados por visitantes do zoológico.

Além de Shirley, foram retirados ainda um outro orangotango adulto, chamado Abu, além de um filhote de tigre e um bebê elefante, que estavam ambos acorrentados.

A Nature Alert afirmou que Shirley parecia sofrer oscilações de humor, às vezes parecia tonta e em outras ocasiões ''muito agitada'' ou deprimida quando não fumava um cigarro.

A entidade disse ainda que os animais brincavam com sacos plásticos que poderiam facilmente ser engolidos, colocando a vida deles em risco.

Nature Alert
Shirley com "presentes" dos visitantes: oscilações de humor quando não ganhava cigarros

    Leia tudo sobre: primatasorangotangozoológicos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG