Mais de 200 jacarés do papo amarelo escapam de criadouro no ES

Aumento do nível da água de lagoa em Linhares facilitou fuga de animais

iG São Paulo |

Fabrício Borghi
Propriedade onde estavam jacarés foi inundada pelas águas da Lagoa Juparanã(ES)
A cidade de Linhares (ES), muito procurada por turistas nesta época do ano, foi invadida por 223 jacarés do papo amarelo. Os animais escaparam de um criadouro recém-montado que foi atingido pelas cheias da lagoa Juparanã. A água da lagoa subiu 5,78 metros no mês de janeiro.

O diretor do Departamento de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Linhares, Fabrício Borghi, disse ao iG que os animais ainda não representam perigo à população. “Eles ainda são pequenos e a tendência é que fiquem em áreas de pântano, longe dos lugares mais populosos”, disse. Até hoje, nenhum animal foi encontrado nas imediações da lagoa.

O Ibama está investigando se houve negligência do dono do criadouro, João Ailton Dal´Col. Caso seja comprovado que não foi apenas um acidente, ele terá de pagar multa de 500 reais por animal.

Leia mais:
Vídeo: jacaré é encontrado no lixo em cidade chinesa
Jacaré é capturado em loja de carros no Espírito Santo
Mulher de 90 anos perde a perna em ataque de jacaré nos EUA

Procurado pela reportagem do iG, João Ailton Dal´Col não atendeu o telefone celular. Em entrevista ao jornal local Gazeta do Norte, ele afirmou estar desistindo do negócio. Infelizmente, acho que não vai ter como capturar os animais. Foi investimento perdido. Não vou mais criar esses animais", disse Dal’Col ao jornal. O negócio ainda era incipiente, Dal’Col tinha por enquanto apenas licença para criar os animais, não podendo vendê-los.

Borghi explica que as cheias foram consequências das chuvas em Minas Gerais. “O rio Doce encheu e a água foi para a lagoa Juparanã que ficou 5,76 metros acima da média”, disse.

Ele conta também que desde o dia 8 de janeiro o local do criadouro ficou inacessível por conta das cheias. Só ontem que o proprietário conseguiu chegar ao local e constatou que os animais haviam desaparecido.

O jacaré de papo amarelo é uma espécie nativa da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Já foi considerada espécie ameaçada de extinção nos anos 1990, mas atualmente não corre perigo.

    Leia tudo sobre: jacaré do papo amarelojacaré

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG