Maior flor do mundo desabrocha em Minas Gerais

É a primeira vez que espécie floresce na América Latina

iG São Paulo | 19/12/2010 18:08

Compartilhar:

Foto: Reprodução

Maior flor do mundo exala um forte odor de carne podre

A flor fedorenta ou Amorphophallus titanum floresceu em Inhotim, Minas Gerais. Esta é a primeira vez que a espécie se desenvolve na América Latina. Plantada a partir de sementes enviadas ao curador botânico do Inhotim, Eduardo Gonçalves, há cerca de 10 anos, o material floresceu dentro da estufa recentemente inaugurada para a manutenção do material de pesquisa. O desabrochar desta flor é acompanhado com ansiedade pelos japoneses.

No Brasil, curiosos podem agora fazer o mesmo. Uma rota especial para o viveiro do Jardim Botânico foi criada para levar o público até a planta, com custo de 10 reais. Quem preferir pode acompanhar tudo pela internet.

A flor
Apesar de ser conhecida como "a maior flor do mundo", o que a espécie produz é, na verdade, uma inflorescência, isto é, um conjunto de flores em uma estrutura compacta. Além das flores, ela produz um forte odor de carne podre. Deacordo com cientistas, serve para atrair insetos.

As esquisitices não param por aí. A planta possui um caule gigante e subterrâneo, como uma batata, e produz apenas uma folha a cada dois anos, que pode atingir até dois metros de altura e sete metros de diâmetro. A flor é produzida a cada dois anos, depois dos 10-12 anos após a germinação da semente.

    Notícias Relacionadas



    Previsão do Tempo

    CLIMATEMPO

    Previsão Completa

    • Hoje
    • Amanhã
    Ver de novo