Londres pulveriza vias públicas na tentativa de reduzir poluição

Capital inglesa está perto de ultrapassar os limites impostos pela UE de poluição causada pelo trânsito

Reuters |

Londres começou a pulverizar suas vias na sexta-feira com um supressor de poeira, a fim de combater os altos níveis de poluição atmosférica da cidade.

A capital inglesa está perto de ultrapassar os limites legais estabelecidos pela União Europeia para material particulado (PM10), poluente produzido principalmente pelas emissões dos motores junto com o desgaste dos freios e dos pneus.

O prefeito de Londres, Boris Johnson, espera que a experiência de seis meses com o supressor de poeira, projetado para deter a recirculação das emissões veiculares e a intoxicação dos moradores, reduza os níveis de PM10 entre 10 e 20 por cento.

"Esperamos que essa nova medida tenha um impacto imediato sobre a qualidade do ar na maioria das áreas poluídas do centro de Londres", afirmou ele.

Testes na Suécia, na Noruega, na Áustria, na Itália e na Alemanha registraram sucessos similares, segundo Johnson.

O supressor de poeira, feito a partir de acetato de magnésio e de cálcio, age ao grudar o material particulado na via.

O teste será feito em duas das áreas mais afetadas de Londres, o aterro Victoria, ao lado do rio Tâmisa, e a via oeste da estação Kings Cross, a um custo de 300 mil libras.

"Rodamos o globo para encontrar novas formas de combater a poluição e descobrimos esse dispositivo maravilhoso que trabalha diretamente a qualidade do ar, grudando as partículas na superfície das vias e evitando que ela escape de volta para o ar que respiramos", disse Johnson.

    Leia tudo sobre: poluiçãogrã-bretanha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG