Kevin Costner oferece máquina para limpar vazamento de petróleo

Ator afirmou que os Estados Unidos enfrentam um "momento único" para adotar "ações responsáveis"

EFE |

Washington - O ator americano Kevin Costner ofereceu nesta quarta-feira, no Congresso dos Estados Unidos, uma máquina que, segundo ele, ajudaria a limpar o vazamento de milhões de barris de petróleo no Golfo do México.

"Acho que esta máquina fabricada há 12 anos, com todo o cuidado, dinheiro e a ciência que pude investir, é parte importante deste quebra-cabeça, para que as pessoas possam voltar a trabalhar" na região afetada pelo derramamento, disse Costner, durante uma audiência da subcomissão de Meio Ambiente da Câmara de Representantes dos EUA.

"Parece um cenário improvável eu estar aqui apresentando esta tecnologia, mas, do meu ponto de vista, é igualmente inconcebível que estas máquinas não estejam ainda em uso", se queixou o ator. Segundo Costner, os Estados Unidos enfrentam um "momento único" para adotar "ações responsáveis" e, assim, conter o derramamento de óleo, que continua sem controle desde o dia 22 de abril e que já afetou a vida de milhares de pessoas na região do Golfo do México.

"Todos temos culpa aqui e é fácil demais culpar a BP. (...) O que temos que fazer é nos unirmos. Posso fornecer a tecnologia, ela está disponível imediatamente", disse Costner. O ator, que se apresentou na audiência como um empresário e cidadão preocupado, afirmou que a crise atual oferece a oportunidade para que os setores público e privado combinem suas forças e seu "engenho" para corrigir o problema. O Governo dos EUA calcula que, desde o acidente, foram derramados cerca de 44 milhões de galões de petróleo (166 milhões de litros).

A máquina de aço inoxidável proposta por Costner, fabricada por sua empresa, a Ocean Therapy Solutions, é uma espécie de aspirador aquático, capaz de sugar as substâncias poluentes das águas e desviá-las para um purificador.

    Leia tudo sobre: iGkevin costnereuavazamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG