Imagens do fundo do mar revelam variedade de cores na Indonésia

Cientistas que participaram de expedição a águas profundas acreditam ter descoberto cerca de 40 novas espécies marinhas

iG São Paulo | 26/08/2010 13:41

• Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Cientistas usando tecnologia de ponta para explorar as águas da Indonésia foram surpreendidos pela diversidade de cores nas imagens da vida marinha no solo oceânico – incluindo aranhas marinhas e esponjas carnívoras que mais se parecem com flores .

Eles informaram nesta quinta-feira (26) que cerca de 40 novas espécies vegetais e animais podem ter sido descobertas durante a expedição de três semanas que terminou no dia 14 de agosto. O trabalho resultou em mais de 100 horas de vídeo e 100 mil fotografias.

Verena Tunnicliffe, professora da Universidade de Victoria, no Canadá, disse que as imagens proporcionaram uma visão extraordinária de um dos mais complexos e pouco conhecidos dos ecossistemas marinhos.

"Antigamente os lírios do mar cobria os oceanos, tanto em águas rasas, quanto profundas, mas agora são raras", disse Verena em uma declaração escrita. "Eu só vi um pouco da minha profissão. Nesta expedição, fiquei surpresa ao vê-las e em grande diversidade."

Verena também já havia visto aranhas do mar antes, mas eram pequenas em comparação às encontradas durante a expedição, todas em torno de 2,5 centímetros. "Nesta expedição elas eram enormes, tinham 20 centímetros ou mais de diâmetro. "

Eles também capturaram as imagens de um animal que se parece com uma flor, mas os cientistas acreditam que se trate de uma esponja carnívora. Os espigões, cobertos com tecido pegajoso, parece captura de alimento, uma vez que passa.

Os cientistas exploraram quase 54 mil quilômetros quadrados do fundo do mar do norte da Indonésia, em profundidades que variaram de 240 metros e mais de 1,6 km