Ibama afirma que técnicos cumprem plano da Chevron

Instituto é responsável pela verificação das dimensões do vazamento de óleo na Bacia de Campos

AE |

selo

Responsável pela verificação das dimensões do vazamento de petróleo e do acerto das providências que vêm sendo tomadas pela Chevron para amenizar suas consequências, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) limitou-se hoje (16) a informar que seus técnicos acompanham o cumprimento do plano de emergência da petroleira. Uma reunião realizada hoje à tarde por dirigentes do Ibama para tratar do assunto não havia tido o teor divulgado até a noite.

Leia mais: Vazamento na Bacia de Campos pode ser 10 vezes pior que o divulgado

A causa provável do acidente, segundo a Chevron, é uma falha geológica localizada a cerca de 150 metros de um poço injetor que estava sendo perfurado. O Ibama ainda não confirmou ou rechaçou a versão apresentada pela empresa dos Estados Unidos. A empresa informou que a mancha segue em direção sudeste, afastando-se da costa.

Saiba mais:
O tamanho do estrago: Chevron estima vazamento de 404 a 650 barris no Brasil
Mudança de postura: Antes, empresa dizia que vazamento na Bacia de Campos era normal
Solução à vista? Chevron avalia que mancha de óleo não cresceu e se afasta da costa
Investigação: Dilma pede investigação rigorosa de vazamento de óleo em Campos


A Petrobrás é sócia da Chevron no campo de Frade, com 30% de participação no empreendimento. A petroleira americana, com 51,7%, é a operadora responsável pelas operações. A parceria é complementada pelo consórcio Frade Japão Petróleo, com os 18,3% restantes. O poço produziu 80.425 barris de petróleo equivalente por dia em setembro.

Na sexta-feira, a Presidência da República divulgou em nota que o Ministério de Minas e Energia, a ANP e a Marinha estão "acompanhando e apoiando todas as providências de responsabilidade da empresa Chevron Brasil para interromper o vazamento". Diz ainda que o acidente "deve ser rigorosamente apurado".

    Leia tudo sobre: vazamentobacia de camposchevron

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG