Grupo de 82 baleias-piloto encalha no sul da Nova Zelândia

Nove animais morreram e especialistas acreditam que muitos outros não vão resistir

iG São Paulo |

Um grupo de 82 baleias-piloto ficou encalhado nesta sexta-feira (4) em uma remota praia no sul da Nova Zelândia, informaram fontes oficiais. Nove já morreram e a expectativa é que muitas não resistam até o final da noite de hoje.

"É provável que mais baleias morram durante a noite porque o encalhe é bastante estressante para os animais", disse Trish Grant, porta-voz do Departamento de Conservação.

Porque as baleias encalham

Um primeiro grupo de 30 baleias tinham encalhado em Golden Bay, perto da ponta norte de South Island da Nova Zelândia, e outro grupo se dirigia a costa quando a equipe de resgate chegou. Eles conseguiram afastar quatro baleias, mas outras 50 encalharam na praia, disse Trish.

Mais de 100 pessoas, incluindo turistas, estão tentando manter as baleias vivas, jogando água no corpo dos cetáceos ao longo da tarde e noite desta sexta-feira.

Encalhes de baleia são comuns na Nova Zelândia. No mês passado, 24 baleias-piloto morreram após encalhe na Ilha do Norte. Em dezembro de 2009, mais de 120 baleias morreram perto de Golden Bay, na costa leste da Ilha Norte.

(Com informações da EFE e da AP)

    Leia tudo sobre: baleiaencalhenova zelândia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG