Fórum apresenta projeto sobre Amazônia

Projeto para recompilar dados sobre mudanças climáticas conta com pesquisadores da USP e da universidade americana Johns Hopkins

EFE |

Cientistas brasileiros e americanos apresentaram hoje um projeto piloto para recompilar dados na Amazônia sobre a mudança climática. A iniciativa pretende contribuir com o entendimento de como a floresta se conecta com a camada mais baixa da atmosfera e seus efeitos na mudança climática, disse Jaime Puente, diretor para a América Latina da Microsoft Research.

O projeto, liderado pela Microsoft, e que conta com a colaboração da Universidade de São Paulo (USP) e da Johns Hopkins, foi apresentado no fórum latino-americano sobre pesquisa científica que começou hoje no Guarujá, no estado de São Paulo.

Cerca de 200 especialistas e responsáveis da área científica dos países do continente americano discutirão, durante os três dias do fórum, as estratégias e mecanismos de financiamento para melhorar o meio ambiente e o atendimento médico por meio da inovação. Também analisarão os avanços na região nas áreas de atendimento médico, energia, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e astronomia, entre outras.

A Microsoft Research e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), organizadores do fórum, investiram cerca de US$ 2 milhões em 11 pesquisas brasileiras nos últimos três anos, segundo seus diretores. Na reunião, além dos resultados do projeto piloto, serão apresentadas pesquisas em bioenergia e outras relacionadas com a integração de elementos agronômicos, diagnósticos médicos e redes genéticas.

Participam também do fórum representantes do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU) na América Latina e no Caribe, do estatal Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt), do México, e do Centro Latino-americano de Estudos em Informática (CLEI), da Argentina.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG