FHC reconhece que fez pouco pelo meio ambiente em seu mandato

Ex-presidente, de 80 anos, foi beijado por ex-vereadora que interrompeu palestra em Manaus

Maria Fernanda Ziegler, enviada a Manaus* |

AE
Bete Azize interrompe palestra de FHC no Fórum: "Sou apaixonada por ele"
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse hoje em Manaus que poderia ter feito mais pelo meio ambiente em seu governo. “Quando assumi o governo era outro, era uma desordem financeira. A prioridade era colocar ordem na casa, a questão do meio ambiente não vinha como prioridade naquela época. Sinais foram dados, mas não tive empenho e o chicote para criar uma preocupação”, disse FHC durante palestra no Fórum Mundial de Sustentabilidade, que acontece em Manaus até amanhã (24).

Leia mais sobre o Fórum Mundial de Sustentabilidade:
Coordenador da Rio+20 afirma que Brasil deve ser líder

Greenpeace quer mobilizar população para proteger florestas

O ex-presidente também falou sobre a extração de petróleo e seus risco. Para ele é preciso ter mais estudos e mais cuidado. “É natural que uma exploração como esta cause danos. Porém, já tivemos a do golfo do México e estes aqui. Isso não quer dizer que deva ser explorado, mas é preciso haver mais cuidado. Nós não podemos explorar como se fosse algo mais simples”, disse.

FHC disse também que já se manifestou a favor do o Desmatamento Zero e tem medo de que o debate do novo Código Florestal seja usado para outros fins que não o meio ambiente. “Eu tenho medo que o assunto meio ambiente seja esvaziado durante a votação. Eu tenho medo que a discussão do código seja usada por outros fins que não seja o meio ambiente. Meio ambiente é uma discussão de convergência nacional”, disse.

Manifestação calorosa
Durante a palestra, a ex-deputada Bete Azize driblou a segurança e abraçou o ex-presidente. “Eu sou apaixonada por ele”, disse a deputada que depois contou aos presentes que quando perdeu o mandato no dia de seu aniversário recebeu uma ligação do ex-presidente.

*A repórter viajou a convite do Fórum Mundial de Sustentabilidade.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG