Evacuação de área de vazamento no Golfo pode demorar 48 horas

A tempestade tropical Bonnie deve chegar, neste sábado, à área onde ocorreu o vazamento

EFE |

© AP
Barcos que trabalham na área do vazamento de petróleo começam a a abndonar a área por causa da tempestade Bonnie
O Governo dos Estados Unidos disse hoje que a evacuação de todos os navios e equipes que trabalham na área do vazamento de petróleo no Golfo do México poderia durar 48 horas.

O almirante Thad Allen, que comanda a atuação do Governo americano no combate ao vazamento, ordenou ontem a evacuação dos navios que estão na região diante da proximidade da tempestade tropical "Bonnie", que deve chegar à área neste sábado.

Allen explicou hoje em entrevista coletiva que vários navios, assim como as plataformas que atuam na escavação de um poço alternativo, ainda estão na área, mas já começaram os trabalhos de desmonte dos equipamentos.

"Se tivermos que evacuar o local, provavelmente teremos uma janela muito estreita, de 48 horas", relatou Allen, para quem a tempestade pode ser moderada o suficiente para permitir que alguns navios permaneçam no local.

Segundo o almirante, algumas das embarcações, como as encarregadas de dirigir os robôs que realizam as tarefas submarinas, permanecerão na região "pelo tempo que seja possível".

O Governo americano ontem que decidiu manter o poço Macondo selado, que foi vedado de forma provisória na semana passada com uma estrutura de contenção.

Caso a evacuação completa do local do vazamento seja necessária, só será possível obter informações por meio de supervisão aérea e imagens de satélite.

A BP, empresa responsável pelo vazamento, informou hoje em comunicado que suspendeu as operações no poço auxiliar por meio do qual procura vedar o poço Macondo de forma definitiva.

Segundo a companhia, a duração da suspensão das obras no poço alternativo dependerá da evolução das condições meteorológicas.

    Leia tudo sobre: vazamentopetróleoBPGolfo do México

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG