EUA exigem responsabilidades com vazamento de óleo

O governo americano iniciou uma investigação sobre as causas do desastre no Golfo do México

EFE |

O Governo dos Estados Unidos exigiu hoje responsabilidades com o derramamento de petróleo no Golfo do México, o qual provocou uma mancha negra que já alcançou a costa do estado da Louisiana, rico em espécies selvagens e fauna marinha.

Em entrevista coletiva, o secretário de Interior dos EUA, Ken Salazar, lembrou que o Governo iniciou uma investigação sobre as causas da explosão e afundamento da plataforma petrolífera há dez dias e assegurou que exigirão "responsabilidades aos responsáveis" pelo vazamento. Salazar não poupou a empresa concessionária da plataforma, British Petroleum. Para ele, a companhia deve assumir toda a responsabilidade em conter a mancha de óleo e realizar a limpeza, disse, em mensagem à cúpula da empresa em reunião realizada em Houston (EUA).

A secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, se manifestou na mesma linha e disse que o Governo "continuará pressionando a British Petroleum para que responda com todos os meios" à catástrofe ambiental. A própria companhia emitiu horas antes um comunicado nos EUA no qual assegurava que tinha mobilizado "todos os recursos necessários para lutar contra o vazamento", o que pode consistir em fechar o poço de extração, conter a expansão da mancha e limpar a costa afetada.

A gigantesca mancha de petróleo, que mede 5,5 mil quilômetros quadrados, chegou hoje à costa da Louisiana e ameaça se estender em direção à Flórida, onde se declarou estado de emergência prevendo o desastre.

Desde a primeira hora desta manhã, voluntários e pessoal especializado patrulham o litoral da Louisiana, na busca de zonas afetadas pelo petróleo para acelerar as tarefas de limpeza. A chegada da gigantesca mancha de petróleo à costa americana ocorre dez dias depois da explosão da plataforma petrolífera Deepwater Horizon, que afundou dois dias depois e deixou um poço que derrama a cada dia cerca de 800 mil litros de petróleo.

    Leia tudo sobre: vazamento de petróleomeio ambienteeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG