Delegados de 30 países definem metas para Rio+20

Reunião em Bogotá estuda objetivos para acesso à energia, segurança alimentar e cidades sustentáveis

EFE |

Delegados de 30 países se reúnem entre esta sexta-feira e sábado em Bogotá para definir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que serão colocados na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20 , a ser realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012.

"Hoje convocamos esta consulta internacional para dar os primeiros passos rumo à adoção desses objetivos que serão nosso roteiro internacional para o futuro", disse em entrevista coletiva a vice-ministra de Assuntos Multilaterais da Colômbia, Patti Londoño.

Leia mais: No G20, Dilma muda data Rio+20

Nas reuniões, realizadas no Palácio de San Carlos - sede da Chancelaria em Bogotá -, os presentes estudam também a proposta da Colômbia para que tomem prioridade como ODS o acesso à energia, a segurança alimentar e as cidades sustentáveis.

"A Colômbia afirma que os desafios que enfrentamos em nível planetário precisam de compromissos por parte de todos. É necessário identificar prioridades e identificar esforços, por isso, a Colômbia pede que, na próxima Cúpula da Terra, denominada Rio+20, se adote um conjunto de ODS", disse Londoño.

A Colômbia deseja que esses eixos, que já contam com o respaldo da Guatemala, sejam de aplicação universal, independentemente do nível de desenvolvimento de cada país, pois considera que os desafios do século XXI são os mesmos para todos. Os representantes desses 30 países se reúnem também com membros da Secretaria-Geral das Nações Unidas, assim como dos programas da ONU para o Desenvolvimento (Pnud) e para o Meio Ambiente (Pnuma).

    Leia tudo sobre: MEIO AMBIENTErio+20

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG