Cúpula de prefeitos discute soluções sustentáveis para cidades

C40 São Paulo Summit reúne 47 prefeitos e representantes de cidades em todo mundo para troca de experiências. Veja vídeo

iG São Paulo |

Prefeitos e representantes de 47 cidades se reúnirão em São Paulo entre quarta (1º) e quinta-feira (2) para discutir práticas sustentáveis em cidadess. Entre os temas abordados estão eficiência energética, energia renovável, cidades compactas, lixo, trânsito e emissões de carbono.

Realizada de dois em dois anos, a C-40 Large Cities Climate Leadership Group reúne as maiores cidades do mundo para a discussão do papel dos governos locais no combate às mudanças climáticas. Depois de edições em Londres, Nova York e Seoul a reunião será realizada em São Paulo, sua primeira vez na América do Sul.

De acordo com prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o evento é uma oportunidade de dar visibilidade as cidades. Perguntado como uma cidade do tamanho de São Paulo pode tirar proveito de experiências de outras cidades menores, Kassab afirmou que “esta é a razão da homenagem a São Paulo que, com todo o conjunto de dificuldades, consegue implantar medidas sustentáveis”, disse.

O prefeito afirma que as medidas que servem de cartão de visitas para o evento são a inspeção veicular, plantio de árvores, a captação e conversão em energia dos gases dos aterros São João e Bandeirantes e a aprovação, em 2009, da Política Municipal para Mudanças Climáticas.

No entanto, Kassab afirmou não ter em vista nenhum projeto de outra cidade para que seja adaptado à metrópole brasileira. Na programação do encontro está prevista a apresentação de cinco plenárias e 16 sessões sobre temas como construção sustentável, transporte público com baixa emissão de gases causadores do efeito estufa, taxação de impostos verdes, pedágios urbanos, drenagem urbana e adaptação.

C40 em São Paulo
Neste edição, a reunião terá presença do ex-presidente americano Bill Clinton; o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, e o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, titular do comitê principal da rede mundial de prefeitos.

O comitê integra São Paulo, Nova Délhi, Berlim, Johanesburgo, Londres, Los Angeles, Nova York, Toronto e Tóquio.

Bloomberg e o prefeito anfitrião, Gilberto Kassab, participaram nesta terça-feira de um plantio de árvores em massa no Parque do Ibirapuera, o principal pulmão verde de São Paulo. Veja no vídeo abaixo:


Na sexta-feira, as delegações visitarão diferentes projetos de desenvolvimento sustentável em São Paulo, a maior cidade sul-americana com cerca de 20 milhões de habitantes em sua área metropolitana.

Para abrigar a conferência, a Prefeitura de São Paulo dispôs de ônibus e automóveis movidos a biodiesel e etanol para o transporte interno das delegações.

(Com informações da EFE)

    Leia tudo sobre: c40cidadesmeio ambiente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG