Segunda edição da Semana da Redução do Lixo, que começa neste sábado, terá atividades em 16 países

O volume cada vez maior de dejetos nas lixeiras dos europeus é o principal tema de discussão da segunda edição da Semana da Redução do Lixo, que se inicia este sábado (20), em Paris, com o objetivo de promover a segurança ambiental.

O objetivo é promover a reflexão cidadã sobre o acúmulo e a reciclagem do lixo produzido diariamente. São conferências, jogos pedagógicos e oficinas sobre com fazer compostagem doméstica em mais de 4.000 eventos previstos em 16 países que participam desta campanha de sensibilização patrocinada pela Comissão Europeia.

Em 2008, um europeu produzia em média 524 kg de lixo por ano, ou seja, 10 kg por semana. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Até 2020, a Europa poderá gerar 50% de lixo a mais do que em 1995.

"Evidente, não será com apenas duas edições da 'Semana da Redução do Lixo' que alcançaremos uma diminuição de lixo mais intensa. Este é um trabalho em longo prazo, mas que deve ser colocado em andamento", explicou Valérie Jouvin, um dos organizadores do evento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.