Clinton, Schwarzenegger e James Cameron participam de fórum em Manaus

Evento reunirá empresários e lideranças para discutir políticas públicas de sustentabilidade

EFE |

Políticos, empresários e ecologistas discutirão um modelo de desenvolvimento sustentável por meio do emprego e da promoção de práticas ecológicas no 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, que começa nesta quinta-feira em Manaus e vai até sábado.

Entre os convidados da reunião, destaca-se a presença do ex-presidente americano Bill Clinton, que buscará promover a colaboração entre as instituições públicas e privadas para fomentar o desenvolvimento sustentável em um contexto mundial.

Clinton falará sobre este modelo de desenvolvimento perante um público de 600 representantes do setor empresarial, político e ambiental, que defenderão a importância da reserva natural amazônica e a preservação do meio ambiente. Em seu discurso no Fórum, Clinton discutirá sobre a importância deste modelo na Amazônia e no resto do mundo.

A abertura da reunião, que contará com oficinas e mesas de debate, correrá a cargo da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do governador do Amazonas, Omar Aziz. "É de extrema importância a discussão sobre a proteção ambiental e seus valores sustentáveis".

"Vamos criar um compromisso político e empresarial com o desenvolvimento sustentável do planeta", explicou João Doria, presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), um dos organizadores do encontro.

No dia de abertura do Fórum, também estará presente o ator Arnold Schwarzenegger, ex-governador da Califórnia, com uma conferência intitulada "Políticas públicas a favor da sustentabilidade".

Schwarzenegger estará acompanhado na mesa pelo diretor de cinema James Cameron, que no ano passado explicou na primeira edição do Fórum sua experiência pessoal como cineasta para sensibilizar a sociedade sobre a urgência de atuar em favor do meio ambiente.

O encontro também contará com a presença do diretor de Sustentabilidade e Regeneração Urbana dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Dan Epstein, que falará sobre grandes eventos e cidades sustentáveis, e com o presidente do grupo Virgin, Richard Branson.

Entre os objetivos do Fórum, destaca-se o desejo de demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta amazônica e o compromisso de definir práticas ecológicas e sustentáveis a fim de transmiti-las à sociedade.

Os organizadores do Fórum anunciaram que o hotel onde será realizado o evento apagará as luzes no próximo sábado à noite para se unir à campanha "Hora do Planeta", impulsionada para alertar sobre as consequências do aquecimento global.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG