Cirurgia remove dente de urso polar de crânio de adolescente

Jovem foi atacado por animal na sexta-feira (5) enquanto acampava em ilha norueguesa

BBC Brasil |

selo

Reuters
Corpo do urso que atacou estudantes britânicos na Noruega é levado por membros do acampamento
Um dos adolescentes britânicos atacados por um urso polar na Noruega teve de passar por uma cirurgia de emergência para retirar de seu crânico um dos dentes do animal. Segundo o pai do garoto Patrick Flinders, Terry Flinders, da cidade inglesa de Jersey, seu filho teve o crânio fraturado e foi levado de avião de volta ao país no domingo ao lado de outro sobrevivente.

Inicialmente, a família achava que o urso o tivesse apenas mordido no braço e arranhado o rosto de Patrick.

Mas Terry disse que médicos na cidade inglesa de Southampton afirmaram que colegas noruegueses lhes disseram ter retirado parte de um dente do urso de seu crânio durante a operação.

Patrick estaria consciente e lúcido, sob observação médica.

'Heroi'
O grupo de jovens britânicos foi atacado por um urso polar na sexta-feira, em um acampamento na ilha de norueguesa de Spitsbergen, próximo à geleira de Von Post. No ataque, o jovem Horatio Chapple, de 17 anos, foi morto.

O pai de Patrick disse que seu filho se feriu ao tentar defender o grupo "atingindo o focinho" do animal.

"Eu disse a ele 'você é um heroi por aqui por causa da forma como atacou o urso'", disse o pai sobre a conversa que teve com o filho.

Terry afirmou que o filho "não se lembra de ter feito isso, mas eu acho que (a lembrança) vai voltar para ele mais tarde".

Outros feridos no ataque devem voltar à Grã-Bretanha na terça-feira. Os organizadores da viagem promovem expedições cientificas para áreas remotas, com o objetivo de desenvolver o espírito de equipe e de aventura.

A expedição para Spitsbergen contava com 80 integrantes e deveria durar até o dia 28 de agosto.

O tradicional colégio de Eton, onde Chapple estudava, expressou por meio de um comunicado profunda tristeza e ofereceu condolências à família.

    Leia tudo sobre: urso polarnoruega

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG