China vai monitorar com mais rigor poluição do ar nas cidades

Atualmente cidades chinesas não medem e não divulgam dados sobre partículas menores emitidas por chaminés e exaustores

Reuters |

Getty Images
Poluição do ar em Pequim foi declarada oficialmente como sendo "modesta"
A China adotará padrões mais rígidos para a poluição do ar a partir do próximo ano para incluir o monitoramento de pequenas partículas de poluição em Pequim e em outras cidades grandes, mas o governo pode começar a divulgar os resultados ao público somente a partir de 2016, informou a mídia estatal nesta quinta-feira.

Grandes áreas urbanas da China, desde a capital, no norte, até Guangzhou, no extremo sul, ficam cobertas com uma nuvem de poluição durante alguns períodos do inverno, obrigando as pessoas a usar máscaras ou mesmo evitar sair às ruas.

Mas a poluição do ar em Pequim foi declarada oficialmente como sendo "modesta", apesar de a embaixada dos Estados Unidos, que divulga suas próprias medidas segundo padrões norte-americanos, ter indicado que a qualidade do ar está tão ruim que ultrapassou o limite da escala.

Leia mais:
Poluição atmosférica deprime e reduz capacidade de aprender
Vida urbana afeta cérebro humano, diz estudo
Poluentes do ar alteram células do sistema nervoso
Poluição de carros provoca danos ao cérebro, diz estudo

Um dos motivos para as diferenças de leitura é que as cidades chinesas não medem e não divulgam dados sobre partículas menores emitidas por chaminés e exaustores.

Medindo 2,5 mícrons de diâmetro ou menos, são conhecidos como PM 2,5.

O ministro do Meio Ambiente chinês, Zhou Shengxian, disse no jornal oficial do Partido Comunista que a China agora começará a adotar o padrão PM 2,5, inicialmente em grandes cidades e depois em todo o território nacional até 2015.

A partir de 1o de janeiro de 2016, todas as unidades governamentais da China terão de fornecer esses dados ao público, informou o jornal.

    Leia tudo sobre: poluiçãoarchina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG