China vai começar censo do panda gigante

Última contagem resultou em 1.596 pandas selvagens vivendo no país

iG São Paulo |

Getty Images
Zoológos vão estimar a população de pandas na natureza a partir da análise de DNA das fezes dos animais
A China contou seus 1,34 bilhões de habitantes e agora é a vez de computar o número de pandas gigantes. Após concluir o censo populacional no ano passado, o país começa nesta semana o censo que faz a cada dez anos de pandas gigantes na natureza

O jornal China Daily afirmou que mais de 60 pessoas foram treinadas na reserva nacional de Wanglang, na província sudoeste de Sichuan, onde acredita-se que esteja o maior número de pandas selvagens na China. Espécie está ameaçada de estinção.

Eles vão coletar fezes para análise de DNA, o que vai permitir que zoólogos estimem a população de animais na natureza. Também é esperado que o censo revele mais informações sobre o modo de vida, estrutura etária e as alterações do habitat da espécie.

O último censo contou 1.596 pandas selvagens vivendo na China, dos quais 1.206 viviam em Sichuan.

Os pandas selvagens estão ameaçados de extinção por causa da perda de habitat, caça ilegal e por terem ninhadas pequenas. Na natureza, fêmeas normalmente têm apenas um filhote a cada dois ou três anos. A taxa de fertilidade em pandas de cativeiro – na China há cerca de 300 – é ainda mais baixa.

    Leia tudo sobre: conservaçãopanda gigante

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG