ANP suspende atividade da Chevron no Brasil

Agência Nacional do Petróleo considerou a empresa negligente na apuração de dado fundamental para a perfuração de poços

iG São Paulo |

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) determinou a suspensão das atividades de perfuração no Campo de Frade até que sejam identificadas as causas e os responsáveis pelo vazamento e também sejam restabelecidas as condições de segurança na área do acidente. "A ANP suspende toda atividade de perfuração da Chevron do Brasil Ltda. em território nacional", afirma a agência, em nota.

De acordo com investigação da ANP, houve negligência por parte da concessionária na apuração de dado fundamental para a perfuração de poços e na elaboração e execução de cronograma de abandono, além de falta de maior atenção às melhores práticas da indústria.

O iG foi o primeiro a mostrar que mancha era maior que o divulgado inicialmente . No dia 8 de novembro foi anunciado um vazamento em poço operado pela petroleira norte-americana Chevron. A empresa estima que o volume total do vazamento é de 400 a 650 barris. No entanto, estudo feito pela ONG SkyTruth, especializada em interpretação de fotos de satélites com fins ambientais, afirma que problema no campo Frade, na bacia de Campos, pode ser dez vezes pior do que o divulgado.

A ANP informa, em nota, que rejeitou o pedido da empresa de perfurar novo poço no Campo de Frade com o objetivo de atingir o pré-sal, pois poderia causar "riscos de natureza idêntica aos ocorridos no poço que originou o vazamento, maiores e agravados pela maior profundidade".

Leia também:
Gabrielli evita comentários sobre arcar com parte das multas
TCU quer apurar responsabilidades da Petrobras no vazamento
Chevron perdeu US$ 26 bilhões em valor de mercado desde acidente na Bacia de Campos
Chevron pode pagar R$ 260 milhões em multas

A medida não alcança as atividades necessárias ao abandono definitivo do poço onde ocorreu o vazamento e a restauração das suas condições de segurança.

Em nota, a Chevron informou que vai seguir todas as normas e regulamentos do governo brasileiro e suas agências.

Veja também:
Deputado quer convocar Chevron para explicar vazamento na Câmara
'Destino do petróleo que vaza no mar é loteria', diz especialista
PF vai indiciar Chevron por dois crimes ambientais
Chevron assume 'total responsabilidade' por vazamento
Vazamento está na rota de baleias e golfinhos, alerta secretário

    Leia tudo sobre: vazamentopetróleobacia de campos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG