Cem países defendem Organização Mundial para o Meio Ambiente

Intenção é que nova organização independente seja discutida na cúpula Rio+20, no próximo ano

AFP |

A ideia de criar uma organização mundial para o Meio Ambiente já conta com o apoio de uma centena de países, afirmou esta terça-feira (8) informou o embaixador francês encarregado dos temas ambientais, Jean-Pierre Thebault. A intenção é que a criação do órgão fosse discutida na cúpula Rio+20 , ano que vem, no Rio de Janeiro.

"A OMC (Organização Mundial do Comércio) trata do comércio, a OIT (Organização Internacional do Trabalho), dos aspectos sociais, mas falta o pilar ambiental. Há mais de 500 acordos e convenções sem coordenação entre si. É uma selva", disse Thebault.

"Uma centena de países se disseram favoráveis a uma organização mundial do meio ambiente, o que só representa a metade" dos Estados que se comprometeram, há 20 anos, na cúpula do Rio, a impulsionar o "desenvolvimento sustentável", informou Thebault.

Leia mais:
Diretor da ONU para a Rio+20 diz que não bastam tratados, é preciso agir
Brasil defende metas para 2032 na Rio+20
No G20, Dilma muda data de Rio+20

Uma das hipóteses levantadas é transformar o atual Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em uma agência internacional. Outra é fazer do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas um Conselho Econômico e Social para o Meio Ambiente.

Também se fala em criar um Alto Comissariado da ONU, comparável ao encarregado dos direitos humanos.

Entretanto, a sugestão de algumas ONGs de criar ao mesmo tempo uma corte internacional de justiça para temas ambientais não tem sido tratada, afirmou Thebault.

A Rio+20 será celebrada em junho de 2012, vinte anos após a Cúpula da Terra, que em 1992 reuniu na Cidade Maravilhosa mais de 100 chefes de Estado e se encerrou com um plano de ação para o desenvolvimento sustentável.

A Rio+20 buscará debater um modelo de economia verde para o planeta, que leve em conta não só o meio ambiente, mas os desafios da inclusão social e da erradicação da pobreza.

    Leia tudo sobre: rio+20onumeio ambienterio20

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG