BP vai coletar mais 10 mil barris de óleo por dia

Empresa vai instalar um segundo sistema de coleta à cabeça do poço que vaza desde o dia 22 de abril

Agência Estado |

© AP
Pelicano visto no último dia 6, na ilha Queen Bess, na Louisiana. Os animais têm dificuldade de voar com as penas cobertas de óleo
A British Petroleum (BP) deverá ser capaz de coletar até mais 10 mil barris de petróleo por dia do vazamento no Golfo do México no prazo de uma semana, com a instalação de um segundo sistema atrelado à cabeça do poço, disse hoje o vice-presidente executivo da BP, Kent Wells.

O sistema atual que está coletando óleo a partir da estrutura ligada ao topo do poço e o leva à superfície para ser estocado no navio Discoverer Enterprise pode processar até 18 mil barris por dia, disse Wells.

Veja o infográfico da evolução da mancha de petróleo no Golfo do México

É difícil manter este nível por um longo período e a BP conseguiu recuperar 15.800 barris na quarta-feira, informou.

Um segundo sistema de coleta, que pode recuperar mais 10 mil barris diários a partir de mangueiras conectadas ao sistema de segurança contra estouros no topo do poço e queimar o óleo a bordo da embarcação Q400, pode estar no local já na segunda-feira, disse ele.

A BP também está em busca de outras opções de longo prazo para a coleta e estocagem do petróleo, disse ele, sem dar maiores detalhes. Nos últimos seis dias, a empresa coletou 73 mil barris de petróleo a bordo do Discoverer Enterprise, informou Wells. As informações são da Dow Jones.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG