BP prepara novo plano para deter vazamento no Golfo

A empresa informou que colocará uma tampa em cima da tubulação quebrada

AFP |

Os engenheiros da British Petroleum preparam nesta segunda-feira outro arriscado plano para deter o vazamento de petróleo que está devastando o Golfo do México, mas muitos temem que não consigam pará-lo até o mês de agosto.


Depois de reconhecer o fracasso de suas tentativas de tapar a tubulação com lodo e produtos químicos, os responsáveis da empresa anunciaram que, em uma semana, colocarão uma tampa sobre a tubulação quebrada.

"Neste momento, nos dirigimos para uma operação de contenção", disse o diretor da BP, Bob Dudley, em um programa dominical da CNN.

"Tomaremos o tempo necessário, já que isto se realizará a uma profundidade de 1.500 metros com robôs e é preciso ser muito cauteloso. Para o fim de semana teremos tudo preparado", disse Dudley.

Mas, apesar dessa nova tentativa, cresce a impressão de que o derramamento continuará até o mês de agosto, data em que estarão prontas duas tubulações de drenagem que a BP está escavando atualmente no local do desastre.

A conselheira do meio-ambiente do presidente Obama, Carol Browner, reconheceu no domingo que é muito possível que o petróleo "continue saindo do poço até agosto e (até) a construção de poços secundários".

Browner afirmou que os Estados Unidos enfrentam a "pior maré negra" da história.

    Leia tudo sobre: vazamentopetróleogolfo do méxicoeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG