BP faz últimos testes antes de vedar poço no Golfo do México

A operação vai injetar lodo pesado e empurrar o petróleo para um depósito a quatro mil metros abaixo da superfície marinha

EFE |

© AP
Pelicanos sobrevoam área onde ocorreu vazamento de petróleo no Golfo do México
A companhia petrolífera BP planeja realizar hoje (02/07) os últimos testes para determinar se começa a vedar nesta terça-feira seu poço acidentado no Golfo do México, disse hoje a empresa.

Acompanhe a evolução do vazamento no Golfo do México no infográfico do iG

A operação tem como objetivo injetar lodo pesado para empurrar o petróleo para seu lugar de origem, um depósito situado a quatro mil metros abaixo da superfície marinha.

Especial: o futuro ambiental do Golfo do México

A BP já tinha testado em maio, sem sucesso, injetar uma mistura de cimento e lodo pesado para vedar o poço.

A diferença agora é que a BP conta com uma estrutura de contenção sobre o poço que, por enquanto, o mantém fechado. Isso permitiria a injeção da mistura a baixa pressão e a baixa velocidade, com maiores chances de sucesso.

Para garantir a vedação definitiva do poço, a empresa tentará fechar o poço também na parte inferior por meio de um poço auxiliar que ainda está sendo escavado.

Kent Wells, vice-presidente executivo da BP, disse hoje esperar que a operação esteja finalizada entre os dias 11 e 15 deste mês caso não haja contratempos.

    Leia tudo sobre: vazamentopetróleoBPGolfo do México

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG