BP faz última tentativa de conter vazamento

A ação deve fazer com que o óleo vazado seja transportado para um navio tanque na superfície

iG São Paulo |

AP
A extensão da mancha já chega a 9.500 mil quilômetros quadrados
Engenheiros da BP fizeram nesta sexta-feira uma última tentativa para reduzi o vazamento de petróleo no Golfo do México. Com a ajuda de robôs submarinos, a equipe tentou mover o tubo de 6 polegadas para o tudo de escape de 21 polegadas, conhecido como riser.

O tubo menor será cercado por uma tampa para tentar impedir que o óleo vaze no mar. A BP afirmou que espera saber até a noite desta sexta-feira se o desvio de óleo para a superfície foi bem sucedido.

Desde a explosão da plataforma Deepwater Horizon, a BP tem tentado de diferentes maneiras conter o vazamento de petróleo que está jogando cerca de 800 mil litros de petróleo no mar do Golfo do México diariamente.

De acordo com o diretor da Universidade do Centro de Miame, Hans Graber, a extensão da mancha já chega a 9.500 quilômetros quadrados, o que seria equivalente a 6,2 municípios de São Paulo.

Horas antes da explosão, um teste de segurança teria sido feito para detectar se o gás explosivo estava vazando do poço de petróleo. Embora alguns dados tenham sido transmitidos para a Guarda Costeira, o proprietário do equipamento disse ao Congresso dos Estados Unidos que estavam faltando as últimas sete horas de informações e que os registros escritos foram perdidos na explosão. Testes anteriores que sugerem que o gás estava vazando foram preservados.

A diferença representa um mistério para os pesquisadores: que decisões foram tomadas e se as advertências poderiam ter sido ignoradas.

"Há um atraso da replicação dos dados, a nossa sequência de eventos termina às 3h do dia 20", diz o presidente e CEO da Transocean Ltd, Steven Newman. O dispositivo explodiu às 22h desencadeando o vazamento e matando 11 trabalhadores.

*Com informações da AP

    Leia tudo sobre: vazamentopetróleogolfo do méxicoeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG