BP coloca nova peça de contenção de vazamento

EUA calculam entre 35 mil e 60 mil barris de petróleo vazam diariamente no Golfo do México

EFE |

A BP transmitiu hoje imagens de robôs submarinos instalando uma nova peça de contenção sobre a origem do vazamento de petróleo no Golfo do México. A empresa retirou no sábado a peça de contenção antiga e, desde então, o petróleo passou a ser livremente derramado no mar.

O novo aparelho se ajusta melhor ao encanamento de onde vaza o petróleo. Com isso, a BP espera canalizar todos os hidrocarbonetos para navios na superfície. A companhia fará um teste na manhã desta terça-feira, durante o qual fechará algumas das válvulas da nova peça para medir a pressão no poço, explicou o almirante Thad Allen, responsável pela coordenação contra o vazamento por parte do Governo americano, em um comunicado.

A BP recebeu na sexta-feira o sinal verde do Governo dos Estados Unidos para a operação com o objetivo de aproveitar dias de tempo bom após um período de mar agitado que dificultou as atividades de contenção do petróleo.

Os EUA calculam entre 35 mil e 60 mil barris de petróleo vazam diariamente no Golfo do México. O derramamento começou devido a uma explosão, por causas ainda não determinadas, e posterior afundamento da plataforma "Deepwater Horizon", administrada pela BP, em 20 de abril, um acidente no qual morreram 11 pessoas.

    Leia tudo sobre: BPvazamentocontenção

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG