Arara brasileira ameaçada de extinção nasce na Espanha

A ararinha-azul nasceu em reserva espanhola, que tem convênio com governo brasileiro para a recuperação da espécie

Um filhote de plumagem azul brilhante que aprende timidamente a comer é a quinta arara spix (também chamada ararinha azul) a nascer na Espanha, uma vitória ambiental para esta ave extinta em seu habitat natural, a caatinga brasileira, e da qual só existem 73 exemplares no mundo.

Nascida em março, a ave pertence ao Governo do Brasil que encomendou há 20 anos à ONG Loro Parque Fundación o projeto específico de recuperação da arara spix, no qual o centro radicado na ilha espanhola de Tenerife investiu mais de US$ 720 mil. Como resultado, já conta com oito exemplares.

Rafael Zamora, biólogo do Departamento de Conservação do centro, explica em entrevista à Agência EFE que a Loro Parque Fundación é a maior reserva genética do mundo de psitácidas (papagaios, araras, periquitos, cacatuas, papagaios e periquitos), com um criadouro único com mais de 4,1 mil aves. Por ano, no centro nascem 1,5 mil pássaros. Para o biólogo, o mais importante é que o centro representa um marco à reprodução de espécies extintas no ambiente natural.

Veja o vídeo:

É o caso da arara spix, extinta desde 2000 na caatinga brasileira, uma floresta primitiva de clima árido. Nessa região vivia esta arara de voz especial e de tom azul único na natureza, de aparência frágil e delicada e que, quando adulta - pode viver até 50 anos.

Curiosamente, o último exemplar em liberdade desapareceu pouco tempo após ser descoberta a espécie, devido às capturas. Foi então que o Governo brasileiro encomendou a Loro Parque Fundación a sua recuperação, pois o centro tinha tido sucesso na reprodução de outras aves e em seu país de origem havia casais em cativeiro que não conseguiam se reproduzir.

O Brasil realizou a troca de exemplares na ilha, também em cativeiro, e há 14 anos nasceu a primeira arara spix em Tenerife, uma fêmea que agora é a mãe do filhote. O biólogo comenta que Tenerife é o local perfeito para estas aves pelo clima ameno e porque reproduz as mesmas condições do habitat natural, com uma dieta adequada e inclusive mais rica que em liberdade, pois oferecem as aves maior variedade de sementes e outros nutrientes.