Ar do Rio de Janeiro é mais poluído que o de São Paulo, segundo OMS

Estudo da Organização Mundial de Saúde avaliou a poluição do ar de mais de mil cidades em 91 países

iG São Paulo |

Getty Images
Congestionamento em São Paulo: apesar do número de carros, poluição da cidade ainda é melhor que a do Rio de Janeiro
Um relatório sobre qualidade do ar divulgado nesta segunda-feira (26) pela Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que a poluição atmosférica em grandes cidades está chegando a níveis tão altos que pode prejudicar seriamente a saúde de seus moradores. A avaliação inclui dados de 1100 cidades em 91 países, incluindo capitais.

A cidade do Rio de Janeiro está em 144º lugar entre as mais poluídas, com uma taxa média anual de 64 microgramas de poluição por metro cúbico de ar, três vezes acima dos níveis recomendados pela organização e superando cidades como Tijuana, no México, Bangkok, na Tailândia e Beirute, no Líbano.

Outras cidades brasileiras no ranking são Cubatão, com 48 microgramas, Campinas, com 39, e finalmente a capital do estado São Paulo, com 38 microgramas de poluição por metro cúbico de ar, que ocupa o 268º lugar entre as mais poluídas.

Apesar da média de poluição do ar da capital paulista estar na mesma faixa de outras capitais como Buenos Aires e Paris, ainda é o dobro do máximo recomendado pela OMS, que é de 20 microgramas por metro cúbico de ar. Entre as cidades brasileiras presentes no relatório, apenas Belo Horizonte e a região do Pontal do Paranapanema tinham poluição atmosférica abaixo da taxa dos 20 microgramas por metro cúbico.

A OMS estudou a presença de micropartículas de poluição chamadas PM10, que têm diâmetro de 10 micrômetros ou menos. Esse tipo de partícula pode penetrar nos órgãos do corpo e entrar na corrente sanguínea, causando doenças cardíacas, câncer de pulmão, asma e infecções respiratórias. De acordo com a instituição, 1,34 milhão de mortes foram causadas pela poluição atmosférica em 2008, e mais de um milhão delas poderiam ter sido evitadas, caso os países seguissem suas diretrizes.

    Leia tudo sobre: poluiçãosão paulorio de janeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG