Animais com características únicas estão ameaçados de extinção

Gálago Anão de Rondo, pequeno primata da Tanzânia, e o golfinho do Ganges entraram para a lista da Sociedade Zoológica de Londres

AFP |

Johan Karlsson/ZSL
Gálago Anão de Rondo, o pequeno primata da Tanzânia, tem orelhas grandes
O Golfinho do Ganges e o Gálago Anão de Rondo, um minúsculo primata de orelhas grandes, foram incluídos pela Sociedade Zoológica de Londres na lista EDGE, que reúne as espécies com características únicas em risco de extinção.

O Gálago Anão de Rondo, um pequeno primata de 60 gramas e com orelhas de morcego, sobrevive em dois pequenos bolsões de floresta na Tanzânia, e integra a lista de 25 espécies de primatas mais ameaçadas do mundo.

O Golfinho do Ganges, o rio sagrado indiano, é o último descendente do grupo mais antigo de golfinhos do planeta, que viveu nos mares há milhões de anos.

A lista recebeu ainda o Tapir da Malásia ( Tapirus indicus ), uma espécie de anta negra, com faixas brancas nas costas e nas laterais, e a ponta das orelhas também brancas.

"Os mamíferos da lista EDGE (evolutionnary distinct and globally endangered) são únicos e representam a verdadeira diversidade da vida na terra. Se deixarmos que desapareçam, suas extraordinárias características e seus comportamentos únicos se perderão para sempre", explicou Carly Waterman, encarregado do programa.

A lista inclui ainda a Equidna de Bico Longo ( Zaglossus bruijni ), um dos mamíferos mais primitivos do planeta, que é encontrado apenas nas florestas de Papua Nova Guiné.

O primeiro animal na lista EDFE é o Golfinho do Yang-Tzé ( Lipotes Vexillifer) , que provavelmente já desapareceu das águas do grande rio chinês, segundo a sociedade zoológica de Londres.

    Leia tudo sobre: conservaçãoespécies ameaçadasextinção

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG