Americanos estão mais rigorosos com governo

Pesquisa mostra que a população está mais descontente com os EUA em relação ao vazamento de petróleo, do que com o furacão Katrina

AFP |

Os americanos são rigorosos ao julgar a reação do Estado federal frente à maré negra ao longo da costa sul do país, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, que revela um descontentamento maior com o governo em relação a esta catástrofe ambiental do que após a passagem do furacão Katrina em 2005.

De acordo com uma pesquisa da ABC News e do Washington Post, 69% dos consultados têm uma opinião ruim a respeito da reação do governo do presidente Barack Obama frente ao vazamento de petróleo que se espalha pelo Golfo do México desde abril.

Os autores da sondagem comparam este número com os 62% de opinião negativa obtidos pelo governo de George W. Bush duas semanas depois da passagem devastadora do furacão Katrina pelo sul do país, em agosto de 2005, deixando 1.500 mortos.

Mas 56% dos simpatizantes do Partido Democrata, que é o partido do governo, julgam negativamente o governo, contra 81% entre os republicanos.

A reação da companhia de petróleo BP, que operava a plataforma que desencadeou a maré negra, tem 81% de rejeição.

Entre os consultados, 73% classificaram o vazamento de petróleo como "a maior catástrofe ambiental", quando apenas 55% pensavam desta forma há um mês.

A pesquisa foi realizada por telefone de quinta-feira a domingo com 1.004 adultos, com margem de erro de mais ou menos 3,5 pontos.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG