Al Gore percorre mundo virtual em 24h para falar sobre mudanças climáticas

Campanha online de ex-vice-presidente dos EUA quer conscientizar planeta a respeito do aquecimento global

EFE |

Passados cinco anos desde o lançamento do documentário "Uma Verdade Inconveniente", o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore levou nesta quinta-feira sua campanha sobre a mudança climática para a internet, com um percurso virtual por 24 cidades do mundo em 24 horas.

O projeto "24 horas de realidade", que pode ser visto ao vivo no site climaterealityproject.org , começou às 21h (de Brasilia) de quarta-feira com um programa de uma hora na Cidade do México.

Desde então, e até as 14h (de Brasília), o site tinha recebido mais de 3,5 milhões de visitas no mundo todo, segundo disse a presidente do projeto, Maggie Fox.

"Queríamos transmitir o conceito que em um dia, um córrego pode se transformar em um rio. A mudança climática pode nos afetar em apenas 24 horas. Por isso dividimos um dia a partir de 24 zonas horárias", afirmou Maggie por telefone.

Rio de Janeiro, Londres, Istambul, Dubai, Nova Délhi, Jacarta, Pequim e Canberra são algumas das cidades que conhecerão os efeitos que a mudança climática teve em seus respectivos países, antes que o percurso se encerre às 20h (de Brasília) desta quinta-feira em Nova York, em um programa apresentado pelo próprio Al Gore.

Não é a primeira vez que o Nobel da Paz e ex-candidato à presidência dos EUA decide conscientizar o mundo sobre os efeitos do aquecimento global, tendo o feito antes em 2006, com o seu documentário vencedor do Oscar, "Uma Verdade Inconveniente".

A presidente do projeto explica que político voltou a falar do assunto porque "o mundo segue sem aceitar o desafio do clima, e ainda existe uma poderosa cultura da negação".

Em entrevista ao jornal "Washington Post" nesta quinta-feira, Al Gore citou as inundações do ano passado no Paquistão, as deste ano na Austrália, e a seca e os incêndios na Rússia.

"Essa é a realidade na qual temos que nos estabilizar. Esta apresentação é uma tese científica contra os obsoletos argumentos dos que negam", ressaltou.

"24 horas de realidade" é o primeiro de uma série de eventos trimestrais, todos eles organizados pelo projeto "Climate Reality" de Al Gore, pensados para serem divulgados por usuários de redes sociais como Twitter e Facebook, onde a iniciativa conta com dezenas de milhares de seguidores.

    Leia tudo sobre: mudanças climáticasal gore

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG