Tamanho do texto

Depois de suspender por 60 dias as queimadas em todo o território nacional, governo volta atrás e impõe algumas restrições à queimada controlada

queimada arrow-options
Greenpeace
Com crise na Amazônia, governo federal estabeleceu regras para as queimadas controladas

Contrariando a medida da última quarta-feira (27) de proibir as queimadas em todo o território nacional no período de seca, o governo federal publicou um novo decreto no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29) autorizando as queimadas no território fora da Amazônia Legal.

Leia também: Bolsonaro aniquilou Brasil no setor ambiental após tragédia na Amazônia

Na primeira decisão, estava suspensa por um período de 60 dias as queimadas de todo o Brasil para proteger o meio ambiente. Porém, o novo decreto libera colocar fogo na vegetação “quando imprescindíveis à realização da operação de colheita”.

A Amazônia legal compreende o território dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima, além de parte do Maranhão.

Apesar de autorizar as queimadas, o governo inseriu algumas condições ao novo decreto. De acordo com a publicação no Diário Oficial da União, o agricultor que depender da queimada controlada precisará de uma autorização prévia dos órgãos ambientais estadual.

Leia também: Brasil perdeu '2,5 Alemanhas' em florestas nos últimos 34 anos, diz MapBiomas

Esse pedido pode ser negado se houver risco de vida, danos ambientas ou condições meteorológicas desfavoráveis. A qualidade do ar também será avaliada para que os resíduos das queimadas não afetem a saúde humana.