Tamanho do texto

Especialista em mamíferos marinhos explicou que o aparecimento das línguas pode ter três origens: ataque de crocodilo, tubarão ou de orca

As línguas de baleias foram encontrados na costa norte da Austrália na semana passada, por um morador do local
Reprodução/Daily Mail
As línguas de baleias foram encontrados na costa norte da Austrália na semana passada, por um morador do local

Cientistas da cidade de Darwin, na Austrália, estão muito intrigados com o aparecimento de duas enormes línguas de baleias na praia de Casuarina, no norte do país da Oceania. De acordo com o portal britânico Daily Mail , os pedaços dos corpos animais foram encontrados na última sexta-feira (24).

Leia também: Baleias branca e narval têm menopausa assim como seres humanos, revela novo estudo

O morador Liam Mercer foi o responsável por localizar as línguas de  baleias a 200 metros de distância uma da outra. Ele imediatamente avisou as autoridades locais e explicou, para a ABC News , que os pedaços pareciam estar “frescos”. “Se você olhar bem de perto, consegue ver as artérias e veias sanguíneas que foram cortadas”, explicou o australiano.

Agora ele está curioso para descobrir exatamente o que elas são e como foram parar em Casuarina. A especialista em mamíferos marinhos Carol Palmer, do Departamento do Meio Ambiente e Recursos Naturais do país, rapidamente confirmou que o material pertencia a ao menos uma baleia.

“O que os animais que se alimentam delas mais gostam é de sua língua”, Palmer descreveu. “Estamos na época do ano em que jubartes estão aqui, então essa hipótese faz sentido”, disse sobre a possibilidade dos pedaços serem o resultado de um ataque de orcas, que costumam se alimentar de jubartes.

Leia também: Turistas são surpreendidos por salto de baleia-jubarte ao lado de barco no Alasca

Mais possibilidades para o aparecimento das línguas de baleias

Orcas podem estar por trás do mistério sobre as línguas de baleias encontradas na praia de Casuarina, cidade de Darwin
Reprodução/Shutterstock
Orcas podem estar por trás do mistério sobre as línguas de baleias encontradas na praia de Casuarina, cidade de Darwin

Esta, porém, não é a única opção para solucionar o mistério. A especialista também apontou que falsas-orcas podem estar por trás de toda a situação, contudo, esses animais são mais raros de ser encontrados na região norte da Austrália .

Crocodilos também podem ser os responsáveis pelo caso, já que não é raro que os répteis sejam encontrados mastigando pedaços animais. “Regularmente vemos crocodilos mastigando tartarugas verdes, então talvez eles comeram a baleia, que já estaria morta, e deixaram as línguas.

Leia também: Canto das baleias seria maneira de perceber o ambiente, e não 'música de amor'

O mistério ainda não foi solucionado, mas para Palmer, existem três hipóteses para explicar o aparecimento das línguas de baleias . “Isso pode ter sido causado por tubarões, orcas ou crocodilos”, concluiu para a emissora.